Casos

Alguns casos e atendimentos prestados

Lesão por Pressão em Halux (Dedão)

logo-e-tel

Fissura em calcâneo, fator de risco para infecção secundária

 

logo-e-tel

Tratamento de lesão em MIE com amputação de primeiro e segundo pododáctilo , em cliente portador de diabetes.

logo-e-tel

Lesão traumática em leito ungueal ( em baixo da unha).

logo-e-tel

Trauma na unha causado pela unha de porcelana

logo-e-tel
Miíase:
Conceito: São doenças produzidas por larvas de moscas ( Dípara)
Epidemiologia: Ocorre predominantemente nos trópicos preferencialmente de áreas rurais; alguns gêneros de moscas (hypoderma; gastrophilus) podem ter distribuição universal. Não há predileção de idade, sexo e raça.
Miíase furunculoide  
Produzida por moscas parasitos obrigatórios cujas larvas( em geral uma ou poucas) penetram na pele exposta (cabeça,membros e tronco) produzindo uma lesão nodular muito dolorosa (ferroadas), inflamatória; de aspecto furunculóide, cuja unica abertura( de alguns milímetros) deixa sair um discreto exsudato, sobretudo quando a larvas vem à tona para respirar a observação da lesão durante alguns segundos permite ver esses movimentos produzidos pela larva. As vezes ocorre infecção secundária ( erisipela, abscesso) a lesão em geral é unica.
Bibliografia: Dermatologia, AZULAY e Azulay, Ed. Guanabara koogan segunda edição, 1999 

miiase
logo-e-tel

Paciente sofreu uma queda da própria altura. Neste momento ele segurava duas garrafas de vidro, as garrafas quebraram e ele não se deu conta que havia penetrado um caco de vidro permanecendo por mais de 1 ano em sua perna.

logo-e-tel
O que é?

É uma infecção bacteriana.

Como Evitar?

Esterelizando adequadamente os instrumentos.

Tratamento:

Normalmente é um tratamento bastante doloroso e em muitos  casos chega a ser necessário o tratamento cirúrgico.

Em nosso tratamento temos conseguido resultados satisfatórios cauterizando.

logo-e-tel

As fissuras são feridas regulares de corte linear e acabam afetando   o nível de superfície, que compreende a epiderme. Em certos casos, pode ficar profunda, até  a derme,  e nesse estágio torna-se dolorosa.

 

logo-e-tel

A característica principal é o inchaço e a mudança de forma do pé. O pé muda de forma devido às infecções dos ossos e articulações que se produzem.

logo-e-tel
As úlceras por pressão ocorrem em locais de sustentação entre  indivíduos incapazes de se movimentar.
As pessoas com acidente vascular cerebral, tetraplégicos, paraplégicos ou pessoas que permanecem longo período na mesma posição , rapidamente desenvolvem necrose cutânea principalmente no sacro, na coluna e nos calcanhares, visto que a compressão nesses locais de peso excede a pressão local. Os pacientes mantidos imóveis em decúbito lateral apresenta ulceração sobre o grande trocanter do fêmur. As bactérias colonizam os tecidos necróticos, à medida a pele escama além disso a infecção estende-se para estruturas mais profundas.
logo-e-tel
Segundo GLEEN (2005) as lacerações estão entre as feridas mais comumente observadas nos serviços de atendimento de emergência. Como ocorre em qualquer ferida aguda traumática as lacerações tem um risco elevado de contaminação. Com frequência entretanto elas podem ser limpas o suficiente para permitir fechamento por primeira intenção com sutura, cola, grampos ou fita adesiva.
Elas são causadas por três mecanismos básicos: incisão, tensão e compressão.

logo-e-tel
O homem pelo fato de ser bípede mantém uma enorme sobrecarga. Apesar de sua riqueza vascular, e talvez por isso mesmo, surgem nas pernas, sobretudo no terço inferior, lesões ulceradas de formas clínicas variadas em consonância com seus diversos mecanismos. Apesar da patogenia múltipla das úlceras de perna, há muitos pontos obscuros que necessitam de elucidação.
A úlcera venosa corresponde a 75% das causas de úlceras crônicas dos membros inferiores. É um problema comum nos países ocidentais causando significativamente impacto socioeconômico.
 A úlcera venosa representa o estágio mais avançado da doença venosa crônica (DVC) a qual está associada à disfunção da bomba muscular da panturrilha, o que leva a hipertensão venosa. Essa bomba muscular é o mecanismo primário para o retorno do sangue dos membros inferiores para o coração. É formada pelos músculos da panturrilha, sistema venoso profundo, sistema venoso superficial e sistema das veias perfurantes/comunicantes.

 

Anatomia da bomba muscular da panturrilha

Figuras extraídas: Sobotta  Atlas de anatomia humana,20 edição, volume 2 

 

 

logo-e-tel

Unha em formato de garra ou gancho, tem como consequência a insuficiência vascular periférica .

logo-e-tel
 Tem como causa principal o formato da unha, que é a unha em forma de colher (figuras 1 e 2).
É necessário corrigir este formato com uma órtese aplicada sobre a unha(onicoórtese).
Na maioria das vezes a unha fica pontiaguda nos cantos (espícula), entrando na lateral do dedo (sulco ungueal). É  necessário fazer um corte retirando esta espícula( figuras  3 e 4).
A espícula pode entrar tanto podendo causar lesão importante (granuloma) que se faz necessário o uso de antibiótico sistêmico com prescrição médica (figuras 5,6 e 7)

Retirada de Espícula

logo-e-tel

A papaína é proveniente do mamão papaia. É empregada como desbridante químico e facilitador do processo cicatricial. Auxiliar na antibioticoterapia sistêmica de feridas infectadas. Tem ação bactericida e anti inflamatória.Além de proporcionar  alinhamento das fibras de colágeno, promovendo crescimento tecidual uniforme.

logo-e-tel

Precisa de um atendimento especializado?

Ligue (21) 3197-5854 / 99836-1677 / 98533-4528 ou nos envie uma mensagem